Documento sem título
São José do Rio Preto-SP  |  25 de Setembro de 2018
Notícias
⌨  29/08/2018
Sorocaba: Sessão Solene comemora os 110 anos da Imigração Japonesa; homenagem é de autoria de vereador do PRP

   



Para comemorar os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, a Câmara Municipal de Sorocaba realiza hoje, 29, às 19h30, uma Sessão Solene para homenagear representantes da comunidade nikkei da cidade.

A solenidade, de autoria do vereador do PRP Wanderley Diogo, tem como objetivo reconhecer a presença marcante da comunidade japonesa, contribuindo para o desenvolvimento do País e também da cidade ao longo da história. "Temos a grande honra de compartilhar nossa história de sucesso com a comunidade japonesa que tanto nos ajudou e contribui a cada dia para o nosso desenvolvimento", enfatiza o vereador.

A imigração japonesa no Brasil tem como marco inicial a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908. Do porto de Kobe a embarcação trouxe, numa viagem de 52 dias, os 781 primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão, além de 12 passageiros independentes.

Os 793 japoneses recém-chegados foram distribuídos em seis fazendas paulistas. Enfrentaram, porém, um duro período de adaptação. Mas isso não impediu o crescimento da comunidade japonesa no Brasil, seja no desenvolvimento agrícola, tecnológico e nas indústrias.

SOROCABA

Fisicamente no centro antigo de Sorocaba está o relógio ao lado do Mercado Municipal, que foi uma oferta da colônia no aniversário de 300 anos da nossa cidade. No Centro mais moderno da cidade, no bairro Campolim, tem a Praça Kasato Maru, que marca o centenário da imigração japonesa para o Brasil, 

desde quando o primeiro deles, Nabek Shiroma, chegou na cidade, em 1918, até os dias atuais, quando há o registro de aproximadamente 30 mil descendentes residentes aqui, de acordo com levantamento da UCENS.

A presença dos japoneses também é marcante e muito importante nas atividades agrícolas, como no ciclo da laranja. Têm presença forte no Mercado Municipal. Uma das atividades importantes desenvolvidas por eles é a de verdureiro, desde o ambulante ao dono de banca no mercado, até grande varejista de fruta. Os japoneses em Sorocaba também se projetaram como tintureiros e pasteleiros.

A cultura japonesa caiu no gosto do sorocabano, haja vista a quantidade de restaurantes de comidas Japonesas que se instalaram na cidade. Hoje, com diversas academias de artes marciais, lojas de produtos japoneses, do mesmo modo que têm japonês fazendo pizza, churrasqueiros.

O Maior exemplo da integração total do povo Japonês com a comunidade de Sorocaba é a Festa anual da Colônia Japonesa que sempre ocorre em julho “A Festa do Parque Kasato Maru", que tem como objetivo a difusão da Cultura Japonesa e proporcionar lazer à população.



 


Documento sem título
contato@prp.org.br
(17) 3234-2468   |   (17) 3234-7143
© 2016 » Todos os Direitos Reservados www.prp.org.br. Todo material publicado neste site é de propriedade de www.prp.org.br ou utilizado com a expressa permissão de seus autores.






site desenvolvido e hospedado por